terça-feira, 9 de agosto de 2016

Por que um trovão faz tanto barulho ?

Todos nós observamos e alguns até tem medo dos trovões, aquelas descargas elétricas que cortam o céu durante as chuvas torrenciais.

Mas por que uma descarga elétrica, basicamente luz, produz aquele barulho tremendo ?

Explicação

Um RELÂMPAGO é a manifestação elétrica e luminosa que provoca o barulho a que chamamos de TROVÃO. A voltagem produzida nesta descarga é de ... não vá se apavorar ... 100 milhões até 1 bilhão de volts. A natureza da corrente desta descarga é do tipo Corrente Contínua, muito mais danosa ao corpo humano que a corrente alternada.

NOTA: A corrente de nossas instalações domésticas é alternada, e de apenas 110 volts.

Mas apenas a voltagem não determina se uma corrente é perigosa ou não. É preciso que a voltagem seja significativa, e a intensidade da corrente também. A intensidade da corrente de um Relâmpago é de 30 mil amperes.

Quer fazer uma comparação ? A bateria dos automóveis fornece 12 volts. A qual intensidade de corrente ? Varia entre 56 e 60 amperes. E quem já levou choque de uma bateria de carro sabe o que é. Compare agora com a voltagem e a corrente de um Relâmpago.

Bem, falamos de voltagem e de corrente. Mas e a luz e o barulho, onde entram.

Vamos prosseguir.

O ar é um mau condutor de eletricidade. No entanto, uma corrente desta magnitude, com esta voltagem elevadíssima, ioniza fortemente o ar, ou seja, arrancando os elétrons da Terra (a Terra é um mar de elétrons - ou negativa), e levando-os para a nuvem. Mas ao passar pelo ar, estas cargas negativas formam íons que, tendo uma carga agora, passam a conduzir estes elétrons. E a corrente de 100 milhões de volts (vamos usar o valor mais baixo) provoca a emissão de fótons, ao trabalhar na última camada de elétrons dos átomos destes gases. Resultado: luz e calor.

Ora, o calor gerado é de cerca de 30 mil graus centígrados (5 vezes a temperatura da superfície do Sol). Este calor, aplicado apenas alguns segundos, provoca uma expansão muito rápida do ar em todo o percurso do raio. E expansão muito rápida é o princípio de uma bomba, ou seja, em torno do raio são emitidas ondas de choque no ar, dai o "estouro" e o barulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário